11/10/2008

 Olá, tudo bom? Esbarrei com essa notícia completamente por um acaso no site do jornal Correio da Manhã e resolvi dividir com vocês. Não costumo publicar textos que não são da minha autoria mas, já dados os créditos, acho que eu não poderia redigir melhor do que Sabrina Hassanali. Aqui vai:

 

 “Desde 2000 que o antigo presidente da Finlândia era considerado um sério candidato ao Prémio Nobel da Paz quer pelo seu empenho na espinhosa questão do Kosovo, quer pelo seu inestimável contributo no acordo de paz entre o governo de Jacarta e o Movimento do Aceh Livre (2006). Mas só neste ano o Comité Nobel entendeu premiar Martti Ahtisaari, escolhendo-o entre outros 196 nomeados ‘pelos seus esforços, em vários continentes e durante mais de três décadas, para resolver conflitos internacionais’.
 ‘Naturalmente, estou muito honrado com a decisão do Comité Nobel, e também estou satisfeito’, declarou quando soube que tinha recebido o galardão, dotado de dez milhões de coroas suecas (cerca de um milhão de euros), que Ahtisaari vai canalizar para a organização não-governamental Crisis Management Iniative, que fundou logo após deixar a presidência da Finlândia (1994-2000).

 Diplomata por excelência, dedicou virtualmente toda a sua carreira a serviços externos, e foi neste campo que mais se distinguiu. Mas, enquanto presidente, não se pode deixar de recordar o seu protagonismo na adesão do seu país à União Europeia.

 No seu amplo historial diplomático destacam-se algumas missões que marcaram a sua carreira como mediador. Entre elas figuram o processo de independência da Namíbia, o acordo entre Aceh e Jacarta e a paz na Irlanda do Norte e nos Balcãs. Foi ele quem conseguiu que Moscovo convencesse o então líder sérvio Slobodan Milosevic a pôr fim às operações no Kosovo e foi ele o arquitecto da independência deste território.

 De todas as missões, considerou a da Namíbia a mais importante, por ter estado envolvido 13 anos nela. Aos 71 anos, Martti Ahtisaari não mostra sinais de cansaço. Diz-se empenhado como sempre em lutar por um Mundo mais pacífico.

A FIGURA: DIPLOMATA

Martti Oiva Kalevi Ahtisaari nasceu na cidade de Viipuri a 23 de Junho de 1937. Formou pela Universidade de Oulu em 1959 e em 1965 entrou para o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia, cuja presidência assumiu de 1994 até 2000. Dedicou mais de 30 anos à carreira diplomática. É casado e tem um filho.”

 Pois é, a Finlândia tem muitos cidadãos ilustres, pena que sejam tão pouco conhecidos!

 Beijos

[Editado] P.S.:

 Dei mais uma pesquisada e encontrei mais algumas informações a respeito desse ganhador do Prêmio Nobel da Paz. “Para quem não o conhece bem, ele parece alguém distante e pouco expansivo". "Mas as pessoas que trabalharam com ele elogiam seu 'charme e humor'". "Ele nunca desiste, mesmo quando há retrocessos". Lembra algum outro finlandês que vocês conheçam? A mim lembra claramente o Kimi. =)

[/Editado]

Revelado por Lumi - Lílian Rose Black às 23h53

Enviar esta mensagem

07/10/2008

O país dos celulares

 

Olá, tudo bom? Hoje vim falar de um aspecto pouco conhecido da Finlândia, os celulares! =) Viram que super-modermos esses aí encima? Então, eles foram desenhados pelo estúdio de design finlandês Provoke (um bom nome, não? =D) e não são excessão por lá. Pra quem não sabe, a Finlândia é a terra da Nokia (não, a Nokia não é japonesa u.u"), e os finlandeses têm muito orgulho disso! Aliás, é uma pegadinha normal com imigrantes perguntar se eles sabem de onde é essa empresa de telefonia. Eles não ficam muito felizes se você responder errado.

A Nokia foi fundada em 1865 e já tem quase 150 anos de história! Começou com Fredrik Idestam, como uma fábrica de papel nas margens de um rio no sudoeste da Finlândia. Hoje está presente em muitos países e é uma empresa bilhonária. Vocês podem dar uma olhada em modelos muito legais que só existem lá clicando aqui.

As mensagens de texto também são mania nacional. O celular é muito presente na Finlândia, principalmente através de torpedos. Mas mesmo lá, é muito mal-visto deixar o celular ligado em cinema, igrejas e outros.

Bem, por hoje fico por aqui. ^^

Beijos

Revelado por Lumi - Lílian Rose Black às 16h04

Enviar esta mensagem

Tervetuloa!

Saudações! Sejam muito bem-vindos ao Aurinko ja Lumi, (O Sol e a Neve)! Espero poder compartilhar com vocês algumas informações legais e conhecer novas pessoas que também tenham interesse na Finlândia.

Arquivos

09/11/2008 a 15/11/2008
05/10/2008 a 11/10/2008
28/09/2008 a 04/10/2008
14/09/2008 a 20/09/2008



Link-Me



Links!



Flog da Banda K
Comunidade da K no Orkut

Análise F1

I Love it Loud

Créditos